A missão é a seguinte:
Vamos espalhar o brincar pelas
comunidades de todo o Brasil!
Preparados?

e já!

O brincar é um dos pilares do desenvolvimento infantil.
Por isso, buscamos facilitar o acesso a ele em comunidades de todo o Brasil.

Queremos viabilizar a criação de espaços lúdicos e acolhedores nesses lugares, e ao mesmo tempo encorajar mais e mais famílias a abraçar o brincar no dia a dia.

Peça a peça, vamos construir um movimento pelo melhor da infância.

Pelo sorriso largo, o olhar curioso e até o joelho ralado.
Pelo pular amarelinha e se sujar de um montão de cores.
Pelo montar e desmontar, montar e desmontar, e por aí vai…
Pelo perder as contas e aprender sem se dar conta.
Pelo superpoder que acaba e a habilidade que fica.

Pelo brincar.
Porque o que ele ensina é pra toda vida.

Paraisópolis

Paraisópolis é a segunda maior favela de São Paulo, com mais de 100 mil habitantes. E, apesar da sua grandiosidade, os espaços dedicados ao lazer são praticamente inexistentes.

Foi então que nos unimos ao G10 Favelas pelo brincar na comunidade!

Articulamos diferentes iniciativas e lideranças locais, e em seguida ouvimos mães e familiares para compreender as principais barreiras de acesso ao brincar no dia a dia das crianças. A partir daí, colocamos a mão na massa!

Durante a celebração dos 100 anos de Paraisópolis preparamos uma surpresa especial: presenteamos a comunidade com um espaço coberto por cores e recheado de brincadeiras. Um verdadeiro oásis para o brincar, para toda a família!

Parcerias

Leve a bandeira do brincar para as lideranças e organizações que já fazem um trabalho incrível na sua comunidade. Parcerias podem transformar projetos como este em realidade em diversas localidades.

Aproveite as ideias, inspirações e recursos disponíveis no site e engaje sua comunidade também!

A Playful Learning Landscapes acredita que crianças e adultos desenvolvem habilidades enquanto brincam, e que aprendem melhor quando os objetivos de aprendizagem são intencionalmente integrados ao brincar. Por isso, reimagina cidades e espaços públicos como oportunidades de aprendizagem lúdica para todas as pessoas.

Confira aqui as diversas propostas de atividades que podem ser reproduzidas na sua comunidade!

A Fundação Bernard van Leer atua no Brasil desde os anos 70, em prol da primeira infância. Dentre outras iniciativas, é responsável pelo Pé de Infância, um kit de ferramentas com materiais de comunicação e estratégias que buscam promover interações positivas entre os cuidadores e seus bebês e crianças pequenas.

Confira aqui as propostas de atividade do Pé de Infância que podem ser replicadas na sua comunidade!

Para o projeto Favelas do Brincar realizamos uma parceria com o G10 Favelas, que tornou esse sonho possível em Paraisópolis.

O G10 Favelas é um bloco de Líderes e Empreendedores de Impacto Social das Favelas, que uniu forças para inspirar o Brasil inteiro a olhar para as comunidades como grandes polos de negócios, atrativos para investimentos que gerem retorno aos investidores, e o desenvolvimento econômico e social dessas áreas urbanas.

Procure as lideranças e organizações que já fazem um trabalho incrível na sua comunidade!

Acreditamos que um mundo melhor passa pela valorização da diversão e do brincar! Queremos que todos – pais, responsáveis, professores, governos, organizações da sociedade civil, empresas e comunidades – apoiem as crianças para que prosperem em casa, na escola e na sociedade.

Vamos mudar o mundo.
E o melhor: brincando